Governo retira documentos de Arquivo Público para ´ganhar espaço´
Se o governo passado decretou "a morte" do prédio da Biblioteca Pública de Ilhéus, o atual governo optou por "incinerar" o corpo do defunto. Ontem, no início da noite, prepostos da Prefeitura de Ilhéus foram flagrados por vereadores, retirando sacos de livros de um depósito localizado ao lado da Câmara Municipal. De acordo com informações dos funcionários, eles cumpriam ordens da Administração e os documentos estariam sendo levados para incineração.
A ordem teria partido do secretário de Adminustração, Ricardo Machado e, segundo o líder dos servidores, os documentos estariam sendo retirados por que se tratava de "livros antigos e sem utilidade". O objetivo com a "limpeza" era abrir espaço no Arquivo Público que ainda funciona no prédio.
De acordo com o advogado e vereador Cosme Araújo, um dos que flagraram a ação, foram identificados documentos públicos, livros didáticos, todos embalados e lacrados em sacos plásticos . "A ação duvidosa da prefeitura requer uma representação imediata ao Ministério Público, devido o grande volume de documentos", informou Araújo.